Uma dúvida: Britânia Football Club ou Britânia Sport Club (Curitiba – PR)

O amigo paranaense Willian Bohlen descobriu uma das primeiras fotos do Britânia e para surpresa de todos, o escudo está totalmente diferente do que é conhecido por todos e a maior surpresa foi que neste escudo estavam as letras “BFC”. Isto sugere que o primeiro nome do clube tenha sido Britânia Football Club.

Com esta dúvida começamos as pesquisas nos jornais da capital paranaense e realmente foi confirmada esta hipótese. O clube nasceu Britânia Football Club. Porém agora vem o segundo problema desta história: quando houve a mudança para o conhecido Britânia Sport Club ?

Estas pesquisas levam a crer que tal mudança ocorreu em 13 de novembro de 1919 quando houve uma grande festa para a inauguração da nova sede do clube, pois após esta data todos os jornais se referem ao clube, com a denominação que todos nós conhecíamos.

Diário da Tarde (13/11/1919)

Isto é uma dedução que ainda carece de uma confirmação definitiva. A pesquisa continua, iremos tentar conseguir os estatutos de fundação e as atas para saber quando e como ocorreu esta  mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *