Esporte Clube São José (Porto Alegre – RS) – Primeira equipe no mundo a viajar de avião

Em 5 de junho de 1927 o Esporte Clube São José de Porto Alegre entrava para a história do futebol, ao se tornar a primeira equipe do mundo ao viajar de avião para disputar uma partida de futebol. O elenco embarcou no hidroavião “Atlântico” rumo a cidade de Pelotas onde realizaria uma partida amistosa com o Esporte Clube Pelotas.

O vôo que teve a duração de duas horas saiu da Ilha Grande dos Marinheiros, às margens do Guaíba. Antes da decolagem houve preocupação do comandante Rudolf Cramer von Clausbruch em relação às condições meteorológicas e também ao peso de decolagem da aeronave. A aeronave pertencente a Varig possuía capacidade para apenas nove passageiros sentados, por isso os jogadores Bagre e Netto viajaram no compartimento de bagagens.

Na cabine de passageiros, viajaram os jogadores Kessler, Dirceu, Pinho, Cesaro, Nona, Netto, Leite e Raabe, além de Carlos Albino Müller Pires, chefe da delegação, e Moisés Antunes da Cunha, secretário do clube. O Tesoureiro do clube, João Leal da Silva, viajou dois dias antes de navio acompanhado dos jogadores Odorico e Alfredo.

A partida amistosa terminou empatada, mas estava escrita na história do futebol mundial, a proeza da equipe portoalegrense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *