Futebol Sergipano em 1940 – 1º Semestre

14 de janeiro – O Sergipe vence o Palestra por 4 a 1, em prosseguimento do campeonato de 1939. Em amistoso na cidade de Estância, jogam Cruzeiro local e Siqueira Campos da capital.
21 de janeiro – O Paulistano vence o Vitória por 4 a 0 pelo campeonato local. Em Capela, jogam amistosamente Rio Branco e Riachuelo.
28 de janeiro – Pelo campeonato, o Siqueira Campos goleia o Vasco da ama por 5 a 2. Em Laranjeiras, a equipe local empata com o Ipiranga de Maruim em 2 a 2 em partida amistosa.
11 de fevereiro – Empate surpreendente entre Sergipe e Vitória por 1 a 1, pelo campeonato. Em Estância o União Têxtil vence por 5 a 1 ao Vasco da Gama em amistoso.
18 de fevereiro – O Paulistano bate o Siqueira Campos por 2 a 1 em continuação do campeonato. Na inauguração do Estádio Gonçalo Prado em Maruim, jogam Socialista e União Têxtil de Estância.
25 de fevereiro – O Sergipe prossegue sua marcha rumo ao título com uma vitória apertada sobre o Vasco da Gama por 2 a 1. Em amistoso na cidade de Capela, o Siqueira Campos vence o Rio Branco por 4 a 2.
01 de março – Festa de 13º aniversário de fundação do Palestra Futebol Clube da capital.
03 de março – Pelo campeonato o Vitória entrega os pontos ao Palestra, ficando a capital sergipana sem futebol neste final de semana.
10 de março – Numa verdadeira zebra o Paulistano derrota o Palestra por 2 a 1 e dá ao Sergipe o título de campeão sergipano da divisão da capital. Pela decisão da divisão do interior, o Ipiranga derrota o Laranjeiras por 4 a 0 em Maruim.
17 de março – Encerrando o campeonato de 1939 o Paulistano vence o Vasco da Gama por 2 a 1 em Aracaju.
31 de março – Em amistosos pelo interior do estado, o Riachuelo vence o Siqueira Campos por 3 a 1 em Riachuelo e o Paulistano vence o Cruzeiro por 2 a 1 em Estância.
07 de abril – Na primeira partida pelo título estadual, Sergipe e Ipiranga empatam por 1 a 1 em Aracaju.
14 de abril – Na segunda partida, novo empate entre Sergipe e Ipiranga por 2 a 2 em Aracaju. Em Laranjeiras o Riachuelo vence o clube local por 3 a 1 em amistoso.
21 de abril – Pela comemoração do título da cidade, o Sergipe empata com um Combinado Sergipano por 3 a 3.
28 de abril – Iniciando sua excursão a Aracaju, o C.S.A. de Maceió empata com o Cotinguiba por 3 a 3 em Aracaju. Em partida amistosa realizada em Maruim, o Paulistano vence o Socialista por 2 a 1.
01 de maio – Em sua segunda partida amistosa, o C.S.A. vence o Palestra por 1 a 0 em Aracaju.
05 de maio – Encerrando suas partidas amistosas, o C.S.A. perde para o Sergipe por 1 a 0.
12 de maio – Na última partida pela decisão do título em Aracaju, o Sergipe vence o Ipiranga na prorrogação por 1 a 0, gol de Charuto, e conquista o título sergipano de 1939. São proclamados artilheiros do campeonato: Antenor (Siqueira Campos), Charuto (Sergipe) e Vavá (Ipiranga) todos com 8 gols.
19 de maio – Em amistosos, o Guarany da capital faz sua estréia oficial e perde para o Riachuelo por 3 a 1 em Aracaju. No interior, em Laranjeiras, a equipe local vence o Paulistano por 2 a 1.
23 de maio – Em novo amistoso, o Sergipe volta a empatar com o Cominado Sergipano por 1 a 1 em Aracaju.
02 de junho. Realizado o Torneio Início da divisão da capital, com o título ficando com o Palestra.
09 de junho – Iniciando o campeonato de 1940, Cotinguiba e Palestra empatam por 3 a 3. Em amistoso, o Laranjeiras vence o Vitória por 4 a 1, no interior sergipano.
15 de junho – O Sergipe tem seu título estadual cassado, por ter utilizado o jogador Renato Costa Vieira que jogou como amador no Clube Atlético Ypiranga de São Paulo e que não fez sua reversão ao profissionalismo quando da sua transferência ao clube sergipano.
16 de junho – Pelo campeonato, o Vasco da Gama goleia o Guarany por 4 a 1, na estréia das equipes. Em amistoso em Maruim o Palestra vence o Ipiranga por 4 a 2.
23 de junho – O Sergipe goleia por 4 a 1 o Paulistano, começando com o pé direito a sua participação no campeonato.
29 de junho – Em partida não realizada do campeonato, o Vitória entrega os pontos ao Siqueira Campos.
30 de junho – Em partida amistosa, o Sergipe vence o Laranjeiras por 4 a 1, em Aracaju.

Fonte: Arquivos do Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *