Indignação no Futebol Carioca em 1941

Transcrevo abaixo a interessante carta enviada pelo Sr. Jansen Muller, presidente do Andarahy Atlético Clube a Liga de Futebol do Rio de Janeiro, em 09 de abril de 1941, com a indignação da inclusão do Canto do Rio no Campeonato Carioca:

“Tinha o Andarahy A.C. a intenção de pleitear o 10º lugar no aumento da Divisão Principal dos clubes filiados a esta instituição.
Aconteceu, porém, que essa Liga reconheceu a inexistencia de clubes desta capital para o preenchimento daquela vaga e aceitou, para a disputa do campeonato regional metropolitano um outro clube de Estado.
Diante disso, pensou a diretoria deste clube em inscrever-se também na divisão única da vizinha cidade de Niterói, esperando até que fosse aumentada a divisão principal dessa entidade para doze clubes e então voltar a pleitear um lugar nesses dois do aumento. Como, porém, poderia, mudando-se o critério de interpretação, surgir o argumento de que sendo o campeonato dessa entidade regional e metropolitano não poderia admitir-se a filiação de um clube de qualquer Estado, preferiu esta diretoria, recorrer a inscrição na 2ª Divisão, caso seja real e verdadeiro que, no próximo ano, os clubes detentores da divisão principal, consintam no aumento da mesma divisão para 12 clubes.
O Andarahy sente-se perfeitamente à vontade para falar com desassombro e isso porque não ingressou na 1ª Divisão da antiga Liga Metropolitana por favores ou influencia de qualquer espécie – mas disputando por eiliminatória, a sua colocação, embora tivesse de lutar contra um clube poderoso e influente, como o Rio Cricket. Naquele tempo, apesar de já serem quase decisivas as injunções de toda a ordem, o escandalo seria grande em bigodear um clube que tinha acreditado nas letras dos estatutos, quase sempre feitos com o intuito de aparente austeridade mas cuja aplicação depende apenas de certas conveniencias.
É acreditando no que ficou decidido que este clube pede sua filiação na 2ª Divisão para voltar no próximo ano, por disputa, a divisão principal, sem qualquer favor, como já aconteceu, fato esse que hoje, lhe bastaria para ser encarado com respeito não só por isso, como pelas gloriosas tradições que tem, capazes de servir de patrimonio a muitos outros que, certo, lhe invejam, o trabalho, a honra, a lealdade e as glórias de que, as vezes, participaram, servindoxse dos elementos feitos a custa deste clube.
Apresento a v.excia. as seguranças de minha alta estima e especial consideração – Dr. Jansen Muller, presidente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *