Corrigindo um erro histórico – Excursão da Portuguesa Santista em 1965

Em 1965 após a conquista da segundona paulista do ano anterior que terminou no início deste ano, a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA de Santos realizou uma excursão pela Europa. Entre suas partidas, os jornais da época anunciaram uma disputada contra o 1860 Munchen ocorrida em 16 de maio de 1965, que contrariava frontalmente a resolução do Conselho Nacional de Desportos que proibia a realização de partidas com intervalos inferiores a 48 horas, já que a equipe santista realizara dois outros amistosos em 15 e 17 de maio.

Após a chegada da delegação, esta dúvida foi esclarecida e a equipe não foi penalizada. Abaixo transcrevo trecho das explicações publicada no Jornal A Tribuna de Santos, em sua edição de 28 de maio de 1965:

“…não foi cobrada nenhuma cota pelo jogo treino em Munique, a 16 deste mês, contra o T.S.V. Munchen-1860, clube que, alojado na mesma concentração com os elementos da A.A. Portuguesa, se preparava para enfrentar o West Ham, da Inglaterra, em partida da nova Copa da Europa. O técnico Manga serviu de juiz nesse treino e o conjunto rubro-verde foi considerado ótimo sparring, derrotando o clube alemão por 3 a 2. O pormenor esclarece, também, um ponto até então obscuro, pois se afigurava que a Portuguesa havia disputado três jogos seguidos em três dias, desrespeitando as normas baixadas pelo CND, o que realmente, não ocorreu.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *