Livro: “Adolfo Konder Football Club – A Força Pública no Futebol Catarinense”

Adolpho Konder Foot-Ball Club – A Força Pública no futebol catarinense.

Sobre o livro:

O livro aborda aspectos que envolvem a história da Força Pública de Santa Catarina, hoje Polícia Militar, e também parte da história do futebol catarinense. A reconstituição dos acontecimentos, verificados principalmente no âmbito da caserna, proporciona ao leitor a possibilidade de estabelecer contato com aspectos da memória de pessoas que, em distintas épocas e de diferentes maneiras, contribuíram para o desenvolvimento da sociedade catarinense.

O autor, com pesquisa diligente e linguagem clara, utilizando-se de ampla reconstituição e revisão histórica, revela fatos pouco conhecidos pelos integrantes da Corporação, historiadores e amantes do futebol.

A obra resgata a breve jornada esportiva do Adolpho Konder Foot-Ball Club, time de futebol fundado em Santa Catarina no ano de 1926, passando a representar a Força Pública do Estado em inúmeros torneios e campeonatos, sagrando-se campeão em algumas dessas competições nos anos subsequentes. O maior feito do Adolpho Konder foi disputar a final do Campeonato Estadual de 1929, tendo como adversário o Caxias de Joinville, ficando, na oportunidade, com o vice-campeonato. O futebol de Joinville, e o título estadual, conquistado pelo Caxias em 1929, são retratados de forma acurada pelo pesquisador.

O livro descreve  a participação da Força Pública catarinense  na Revolução de 1924 (A revolução esquecida) em São Paulo e nos campos do Paraná; O fundação da equipe do Adolpho Konder Foot-Ball Club, em 1926; A obrigatoriedade de jogar e treinar publicada nos Boletins Internos da Corporação; A grande final de Campeonato Estadual de 1929, que teve como campeão o Caxias de Joinville (1º título de uma equipe do interior do Estado); A revolução de 1930, quando a tropa revolucionária advinda do Rio Grande do Sul adentra em Florianópolis, a capital catarinense, o último bastião legalista; A consequente extinção do Adolpho Konder ainda em 1930.

A cronologia dos fatos, registrados entres os anos de 1924 e 1930, revelam distintos vestígios da aventura humana, impregnados de vida, esperanças, alegrias, ressentimentos e desilusões. Obra baseada em documentos inéditos, nos ensina que não há caminho melhor para se reconectar ao passado do que conhecer dramas e aventuras de homens e mulheres que construíram nossa identidade.

Desde já agradeço, e fico à disposição para maiores esclarecimentos.

Contato com o autor: jgrm02@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *