Excursão do Maranhão Atlético Clube ao Piauí em 1938

O ano de 1938 ficou marcado na história do Maranhão Atlético Clube. O clube fundado havia apenas seis anos, realizaria a sua primeira excursão a outro Estado. Naquela época, era importante proporcionar aos nossos clubes maior experiência fora dos campos maranhenses, o que se configuraria em algo imprescindível para uma agremiação em busca de crescimento em outros centros esportivos. Teresina, uma das praças mais desenvolvidas no futebol na época naquela região, foi escolhida para ser a promotora da primeira excursão do clube fora do estado. Seria a primeira experiência em um Estado que se desenvolveria primeiro no futebol em relação ao nosso e esse fator foi decisivo para um ganho de novas relações entre os dois Estados vizinhos.

Nos primeiros dias do mês de Agosto de 1938, a equipe atleticana iniciou a sua preparação para uma série de partidas contra os principais clubes da capital piauiense. E a diretoria confiou ao goleiro Raimundo Rocha, o Dico, os treinamentos do elenco atleticano que seguiria dali a alguns dias para a cidade de Teresina (Dico, aliás, havia sido recentemente convocado para comandar a Seleção Maranhense que tomaria parte no Campeonato Brasileiro de Seleções daquele ano). E a delegação atleticana seguiu de navio até o Piauí com a seguinte equipe base para a sua primeira excursão: Newton; Severino e Zé Orelha; Mozabá, Clarindo e Jaime; Oito, Ary, Cotia, Leônidas e Bibi.

Surpreendendo a toda a crônica esportiva local, o Maranhão alcançou grandes resultados. Abaixo os placares das partidas durante esta excursão foram a seguintes:

28.08.1938
Maranhão 3×1 Artístico, em Teresina
01.09.1938
Maranhão 3×2 Flamengo, em Teresina
04.09.1938
Maranhão 1×1 Botafogo, em Teresina
07.09.1938
Maranhão 1×3 Flamengo, em Teresina

Equipe do Maranhão Atlético Clube – 1938

Fonte: futebolmaranhenseantigo.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *