O Futebol Amazonense em 1950

08 de janeiro – A Seleção Amazonense realiza uma partida amistosa com o Nacional e vence por 9 a 0. Na preliminar o São Raimundo perde para os marinheiros da Corveta Cananéia por 2 a 1.

13 de janeiro – Festa do 37º aniversário do Nacional Futebol Clube.

15 de janeiro – A Seleção Amazonense continua seus preparativos para o Campeonato Brasileiro e vence em jogo amistoso o América por 8 a 1.

18 de janeiro – Nova partida amistosa da Seleção Amazonense contra o Eldorado (resultado desconhecido).

22 de janeiro – Fazendo sua estréia no campeonato Brasileiro, a Seleção Amazonense vence a Seleção de Guaporé (atual Rondônia) por 4 a 1 em Manaus. Na preliminar o Sul América empata com o Corinthians amazonense por 1 a 1.

26 de janeiro – Fazendo a sua segunda apresentação contra a Seleção do Guaporé em Manaus, a Seleção Amazonense empata opor 2 a 2 e classifica-se para a próxima fase.

29 de janeiro – Estreiando na fase seguinte, a Seleção Amazonense empata com a Seleção Paraense por 3 a 3 em Manaus.

05 de fevereiro – No jogo de volta em Belém, a Seleção do Amazonas é goleada por 4 a 1 pelos paraenses e eliminada do campeonato Brasileiro.

11 de fevereiro – A Seleção Amazonense enfrenta os marinheiros das Corvetas Amazonas e Araguaia em Manaus (resultado desconhecido).

05 de março – A Seleção Amazonense enfrenta o campeão da cidade, Fast, e perde por 5 a 4. Na preliminar o Princesa Isabel vence o América por 3 a 1. Em outra partida amistosa o Sul América vence o Guanabara por 7 a 0.

19 de março – Em partida amistosa o Fast vence o Nacional por 4 a 3. Na preliminar o América vence o Princesa Isabel por 2 a 1.

30 de março – Estreiando em gramados amazonenses, o Flamengo do Rio de Janeiro goleia o Fast por 6 a 1. Na preliminar o América vence o Eldorado por 1 a 0.

02 de abril – Nova goleada do Flamengo, agora sobre o Nacional por 7 a 1. Na preliminar enfrentam-se Princesa Isabel e Fluminense amazonenses (resultado desconhecido).

16 de abril – Em partida amistosa o Fast volta a vencer o Nacional por 5 a 3. Na preliminar o Princesa Isabel vence o Fluminense amazonense por 1 a 0.

21 de abril – Em sua primeira partida em Manaus, o Náutico do Recife vence o América por 3 a 2.

23 de abril – Em sua segunda partida, o Náutico aplica uma grande goleada sobre o Fast por 9 a 4. Na preliminar, vitória dos aspirantes do Nacional sobre os do Tijuca por 3 a 1.

27 de abril – Nova apresentação do Náutico, com vitória apertada sobre o Nacional por 3 a 2.

30 de abril – Em sua última apresentação o Náutico volta a vencer o nacional por 4 a 2. Na preliminar, entre aspirantes, empate de Nacional e Rio Negro por 1 a 1.

01 de maio – 18º aniversário de fundação do Sul América Esporte Clube.

11 de maio – Fazendo sua estréia amazonense, a Portuguesa de São Paulo empate com o Fast por 2 a 2.

14 de maio – Em sua segunda apresentação, vitória da Portuguesa sobre o Nacional por 3 a 1. Na preliminar, vitória dos aspirantes do Nacional sobre os do Fast por 5 a 0.

17 de maio – Encerrando sua excursão a equipe da Portuguesa enfrenta um Combinado Amazonense (resultado desconhecido).

04 de junho – Preparando-se para o campeonato amazonense o fast realiza um amistoso contra o Princesa Isabel e vence por 8 a 2. Na preliminar entre aspirantes, vitória dos princesinos por 5 a 2.

11 de junho – Amistoso entre América e Nacional com vitória dos rubros por 2 a 1. Entre aspirantes vitória rubra por 1 a 0.

18 de junho – Amistoso entre “Pai e Filho”, com vitória do Nacional por 2 a 1 sobre o Fast. Nos aspirantes vitória fastiana por 2 a 0.

25 de junho – Empate no amistoso entre Nacional e América por 2 gols. Placar que se repetiu na preliminar entre aspirantes.

02 de julho – Duas partidas amistosas agitaram a capital amazonense. O Sul América vence o Princesa Isabel por 1 a 0. Na outra partida o nacional e Fast empatam por 2 gols.

08 de julho – o Nacional Fast Clube comemora o seu 20º aniversário de fundação.

09 de julho – Vitória do Nacional sobre o Sul América por 3 a 1 em jogo amistoso. Na preliminar vitória nacionalina por 1 a 0.

16 de julho – É disputado o Torneio Início no Parque Amazonense, que termina com a conquista do Nacional após vencer nos pênaltis o Princesa Isabel após empate sem gols.

23 de julho – Início do campeonato, com vitória do Eldorado sobre o Sul América por 4 a 1. Na preliminar vitória dos sulamericanos por 3 a 1.

30 de julho – Iniciando uma rápida excursão pela capital amazonense, a Tuna Luso de Belém goleia o América por 5 a 0.

01 de agosto – O América Futebol Clube comemora o seu 11º aniversário de fundação.

03 de agosto – Em sua segunda apresentação, derrota dos paraenses frente ao Fast por 4 a 0.

06 de agosto – Em sua última apresentação, a Tuna Luso venceu com facilidade o Nacional por 3 a 0.

13 de agosto – Reiniciando o campeonato, o Fast vence o Eldorado por 3 a 1.

18 de agosto – Comemoração do 35º aniversário de fundação da União Esportiva Portuguesa.

20 de agosto – Prosseguindo o campeonato, goleada do América sobre o Sul América por 6 a 3. Entre aspirantes nova goleada rubra por 7 a 2.

27 de agosto – O Nacional estréia no campeonato com vitória sobre o Eldorado por 2 a 0. Na preliminar os nacionalinos perdem por 1 a 0.

03 de setembro – O Fast goleia o Princesa Isabel por 5 a 1, em nova rodada do campeonato. O Fast repete o placar entre aspirantes.

10 de setembro – Goleada do Nacional sobre o Sul América por 4 a 0, em prosseguimento ao campeonato.

17 de setembro – Vitória do Eldorado (3 a 0) sobre o América pelo campeonato. O América vence na preliminar por 4 a 2.

24 de setembro – O Princesa Isabel goleia o Sul América por 4 a 1 em nova rodada do amazonense. Goleada do Sul América nos aspirantes por 4 a 0.

28 de setembro – Festa de 9º aniversário dos verdes/amarelos do Atlético Eldorado Clube.

01 de outubro – No clássico do campeonato, vitória do Nacional sobre o Fast por 3 a 2. Na preliminar vitória tranqüila dos fastianos por 3 a 0.

08 de outubro – Novo jogo do campeonato entre Princesa Isabel e Eldorado (resultado desconhecido).

15 de outubro – Estreiando na capital amazonense, o Amazônia de Rio Branco (antigo território do Rio Branco) enfrenta e perde para o Nacional por 3 a 1.

17 de outubro – Festa do 12º aniversário do Olímpico Clube, que encontrava-se afastado das competições futebolísticas.

19 de outubro – Na segunda apresentação, vitória do Amazônia sobre o Eldorado por 3 a 2.

22 de outubro – A equipe do Amazônia sobre uma goleada (5 a 0) para o Fast.

25 de outubro – Encerrando sua excursão, nova derrota com goleada da equipe do Amazônia para o América por 4 a 1.

29 de outubro – Reiniciando o campeonato, vitória do Princesa Isabel sobre o América por 5 a 2. Na preliminar vitória americana por 3 a 2.

05 de novembro – Goleada do Fast sobre o América por 4 a 1, pelo campeonato amazonense. Nos aspirantes empate por um gol.

12 de novembro – Prosseguindo o campeonato, vitória do Nacional sobre o Princesa Isabel por 4 a 1. Entre aspirantes empate por dois gols.

13 de novembro – Festa do 37º aniversário de fundação do Atlético Rio Negro Clube, que encontrava-se afastado do futebol.

19 de novembro – Empate entre nacionalinos e americano pelo campeonato, pelo placar de três gols. Na preliminar empate por um gol.

26 de novembro – O Fast vence o Sul América por 4 a 2, pelas disputas do campeonato local. Nova goleada fastiana entre aspirantes por 5 a 0.

03 de dezembro – O Sul América reabilita-se e vence o Eldorado por 3 a 1. Entre aspirantes a vitória é do Eldorado por 2 a 0.

09 de dezembro – Espetacular goleada do Fast sobre o América por 9 a 3, em continuação do campeonato. Empate sem gols na partida preliminar.

10 de dezembro – O Nacional vence com dificuldade o Princesa Isabel por 2 a 1. Na preliminar nova vitória do nacional por 3 a 1.

16 de dezembro – O Fast consegue nova vitória no campeonato, 2 a 1 sobre o Eldorado. Na preliminar os aspirantes fastianos goleiam por 7 a 0.

17 de dezembro – O Sul América consegue a segunda vitória consecutiva no certame, 3 a 1 sobre o América. Na preliminar vitória americana por 1 a 0.

23 de dezembro – O Nacional goleia por 8 a 1 o Eldorado pelo campeonato. Na preliminar os nacionalinos vencem por ausência do adversário.

24 de dezembro – O Fast enfrenta o Princesa Isabel pelo campeonato (resultado desconhecido).

28 de dezembro – Os dirigentes do Eldorado retiram a equipe do campeonato, por não concordar com a arbitragem designada para seus jogos.

30 de dezembro – Na última partida do ano pelo campeonato, o Nacional vence o Sul América por 6 a 3. Entre aspirante empate por um gol.

Compartilhe nas redes sociais....
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Email this to someone
email

2 comentários em “O Futebol Amazonense em 1950”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *